Warning: putenv() has been disabled for security reasons in /home/sintapmt/www/noticias/model/noticias_model.php on line 14
SINTAP-MT

Notícias

Recapitulando... Boletim Informativo do SINTAP/MT de Maio/2015

05/06/2015
ImagemCapa
Maio... Mês das Mães e das Comunicações, porém, com muito mais informações sobre tantas reuniões, do SINTAP/MT em Cuiabá e em Brasília, em prol de melhores salários, em defesa de um Piso; pela Reestruturação do Sistema; ou contra Medidas que desamparam o trabalhador; Campanha de Vacinação da Febre Aftosa; a Equipe Sintap Running com “beca” nova de atleta na pista; e diversos outros temas de grande interesse dos trabalhadores do INDEA/MT, INTERMAT, SEAF/MT e a sociedade em geral.

A título de relembrar os acontecimentos do mês anterior, o Boletim de Abril é retomado aqui porque relata muitos outros debates do sindicato junto aos gestores governamentais sobre as demandas do Sistema vinculados à muitas pautas do Boletim de Maio; além de datas que lembram temas especiais, com homenagens a servidores que deixaram seu legado aos colegas atuais, e tantas coisas mais que para os servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestado do Estado de Mato Grosso são assuntos considerados primordiais.

 


SINTAP/MT discute situação do prédio da SEAF/MT com previsão de 60 dias para mudança

O SINTAP/MT tem se reunido com os gestores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso para debater sobre assuntos pertinentes aos referidos segmentos. Após conversar com os presidentes do INDEA/MT e INTERMAT,  o secretário da SEAF/MT, Suelme Evangelista,  repassou duas informações pertinentes à sua pasta, referentes à mudança tanto do Intermat para a Casa Civil como dos funcionários que trabalham no  Complexo da Secretaria, para a Arena Pantanal.  Conforme a chefe de gabinete, Graziela Rondon, a previsão de transferência dos órgãos estimada pelos gestores é de 60 dias, já que chegou o laudo tão esperado da última vistoria realizada no prédio e o documento foi enviado à SECID/MT - Secretaria de Cidades, e posteriormente será discutido com o governador para que a mudança definitivamente aconteça.

 


SINTAP/MT em BSB: Pela Derrubada das MP’s 664 x 665 e Defesa da PEC 97

A valorização do trabalhador, sempre alerta às “medidas e “propostas que ‘emendem’ a constituição”, as quais representem retrocesso à classe trabalhadora... A frase denota buscas em comum à Central dos Sindicatos Brasileiros – CSB e o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal de Mato Grosso - SINTAP/MT. E é com este foco e na tentativa de fazer valer a PEC 97 e derrubar as MP’s 664 e 665 que a presidente desta entidade sindical, Diany Dias, chegou em Brasília, e pretende visitar os gabinetes de Deputados Federais na Câmara Federal, bem como dos senadores, os quais foram eleitos pelo povo mato-grossense. O objetivo é recolher assinaturas atestando que MT não compactua com as Medidas Provisórias e, por outro lado, defende o Piso Salarial aos Fiscais Agropecuários proposta na PEC; e para esta defesa, também estará nesta terça-feira (5) o presidente da União dos Fiscais Agropecuários – UNAFA, que também preside o SINFA/MA, Francisco Saraiva.  Mas foi longe dos gabinetes que e iniciou o debate sobre os temas no encontro informal entre representantes da CSB no próprio hotel onde estão hospedados.



Início do vazio sanitário da safra 2014/2015 terá início em 1° de junho

A mudança consta na Portaria INDEA/MT N° 033/2015, com data desta quinta-feira (30.04), no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. A portaria dispõe sobre o início do vazio sanitário previsto na Instrução Normativa Conjunta das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedc)/Agricultura Familiar (Seaf)/Indea-MT n°001/2015, publicada no DO em 9 de fevereiro deste ano. thttp://www.sintapmt.org.br/noticias/index.php?CategoriaCod=5&NoticiaCod=5448A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) encaminhou ao Indea, no dia 23 de abril, um requerimento solicitando o adiamento do início do vazio, levando em consideração atraso de mais de 20 dias na janela de semeadura da primeira safra de soja e condições climáticas atípicas, com prolongamento de chuvas previstas até o mês de maio.



Governo quer MT livre de febre aftosa sem vacinação até 2018

“O Governo do Estado trabalha em conjunto com a iniciativa privada para que, até o fim desta gestão (2018), Mato Grosso obtenha o reconhecimento de zona livre da febre aftosa sem vacinação”, afirmou o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, em evento de lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso, etapa de maio, em Juara, em 02/05. O governo federal estabeleceu que o Brasil seja livre de febre aftosa sem vacinação até 2020. De acordo com Fávaro, em Mato Grosso pelo avanço no controle – em 2014, 99,68% do rebanho foram imunizados – e pelo trabalho desenvolvido, com a determinação do governador Pedro Taques, Mato Grosso deve cumprir o objetivo até o final de 2018.

 

Pesquisa sobre Competências Gerenciais é prorrogada até 08 de maio

A “Pesquisa sobre Competências dos Gestores Estaduais” foi prorrogada até sexta-feira (8/5). A Escola de Governo registrou alguns problemas técnicos e, devido a isso, alguns servidores ainda não conseguiram finalizar a pesquisa, que é inédita no Estado. “Podemos dizer que a pesquisa da Escola de Governo é ousada e inédita, pois é a primeira vez que o servidor poderá avaliar seu chefe imediato” afirmou o Superintendente da Escola de Governo, Joelson Matoso. O objetivo da pesquisa é identificar quais competências são necessárias para ocupar cargos de gestão e quais demandam maiores esforços de desenvolvimento. Os dados coletados serão utilizados pela Escola de Governo para desenvolver ações de um programa de formação continuada de gestores públicos.

 

 

Dia das Mães: Homenagem do SINTAP/MT às mamães de todos os dias


Sinônimo de amor incondicional ao (s) filho (s) que Deus concede, na total doação e entrega, seja ao que veio do ventre ou àquele que chega por um “anjo agente”, vida que um dia o Senhor permitiu estar no meio da gente, e a quem a concebeu se fez um ser indiferente.

 

CSB, SINTAP/MT, UNAFA e outras entidades colhem assinaturas em Gabinetes de BSB


A Câmara e o Senado Federal de Brasília receberam essa semana (4 a 6) a visita da CSB junto a diversos dirigentes sindicais do país vinculados à Central, dentre eles a presidente Diany Dias, do SINTAP/MT e Francisco Saraiva, que preside a UNAFA – União Nacional dos Fiscais Agropecuários e o SINFA/MA, que movimentaram os corredores e gabinetes das Casas Legislativas da capital brasileira ecoando em seu discurso o clamor pela derrubada das Medidas Provisórias 664 e 665, e a defesa da PEC 97 por um Piso Salarial aos Fiscais Agropecuários, contudo, das esferas estadual e federal.  Os resultados da movimentação foram os melhores possíveis, ao passo que, além da boa receptividade à dirigente sindical do SINTAP/MT pelos deputados federais e senadores, essencialmente da Base do SINTAP/MT, o estado de Mato Grosso, Diany Dias conseguiu muitas assinaturas dos legisladores em prol da causa das entidades, essencialmente no que tange ao salário da categoria pertinente ao seu Sistema.

 

CSB avalia viagem à BSB junto ao SINTAP/MT, ex-ministro do MTE e demais Dirigentes


“A CSB cumpre hoje um papel importante e diferenciado em meio às centrais sindicais do país e marca sua posição”.  A avaliação é o ex-ministro Carlos Daute Brizola, que participou da reunião da CSB junto aos seus dirigentes, inclusive a presidente Diany Dias. A opinião é uma extensão do que também pensa os demais representantes sindicais presentes, sobre a atuação da Central desde que chegara em Brasília nesta semana (4 a 6), em mobilização contra as MP’s 664 e 665; isto, apesar da aprovação da MP 665 na última quarta-feira (6).

 


Ex-diretora do SINTAP/MT se aposenta do Indea


A cada sindicalizado que se aposenta, o SINTAP/MT entra em festa pelo descanso merecido de seu representado, e os servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso já vivenciam o clima de saudade dos colegas, seja da SEAF/MT, INDEA/MT ou INTERMAT.  E se a aposentadoria de um servidor já causa esse sentimento de nostalgia em quem convive com o parceiro do dia a dia em ambiente de trabalho, o sindicato não espera sofrer tanto a ausência de seu filiado, ao passo que a Diretoria dos Aposentados o aguarda para as demandas que sua nova realidade lhe assiste.

 

SINTAP/MT homenageia Indeano Aposentado e membro da Equipe Sintap Running


O indeano Valter Ribeiro comemorou seus 66 anos com Cuiabá e a Equipe Sintap Running nas pistas, já que faz aniversário junto com a capital cuiabana.  O SINTAP/MT também fechou o Boletim Informativo do mês de Abril homenageando os aposentados do mês, dentre eles, o Agente Fiscal de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, que deixa o INDEA/MT para o merecido descanso, e passa a usufruir de tudo o que não houve tempo para tal, inclusive os passeios aos aposentados do SINTAP/MT.

 

Juiz da lei Ficha Limpa segue com Caravana e visitará Sintap nesta 2ª Feira


Dez cidades do estado do Mato Grosso receberão a caravana em defesa do projeto de iniciativa popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, durante os dias 8 e 16 de maio. O principal objetivo é divulgar e coletar assinaturas, envolvendo a população e unificando a luta por eleições mais justas e econômicas. As cidades de Barra do Garças (08), Tangará (09), Jaciara (10), Cuiabá (11), Várzea Grande (11), Rondonópolis (12), Cáceres (13), Juína (14), Sinop (15) e Sorriso (16) terão a oportunidade de debater com integrantes das entidades e movimentos sociais que atuam em defesa do projeto de lei. Entre eles, o juiz de Direito e membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Márlon Reis, que dedica seus dias de férias às atividades da caravana.

 

 

Mapa realiza seminário técnico para detalhar Plano de Defesa Agropecuária


Os representantes dos órgãos de defesa agropecuária das unidades federadas, da iniciativa privada e de outros países se reuniram na tarde desta quarta-feira (6), /no Palácio do Itamaraty, para participar do seminário técnico sobre o Plano Nacional de Defesa Agropecuária (PNDA), entregue nesta manhã pela ministra Kátia Abreu para a presidente Dilma Rousseff. Durante o encontro, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Décio Coutinho, detalhou os principais pontos do PDA e destacou que o documento será construído, até 2020, com o apoio de “todos os atores da defesa agropecuária brasileira”.

 

 

Mormo cancela exposições e gera preocupação do governo em nível estadual e federal


A doença do Mormo em Equinos tem gerado preocupação não só ao INDEA/MT, mas ao governo do estado como um todo, face às consequências pela descoberta de foco em qualquer município de Mato Grosso. A exemplo, exposições Agropecuárias canceladas, como desde o ano passado tem ocorrido, para evitar que a endemia se alastre, já que é infecto-contagiosa e pode ser transmitida a outros animais e também ao homem. Desde que surgiu o primeiro caso em 2014, os casos vem aumentando, chegando a quase 60 registros em animais, os quais podem ser cavalos, jumentos ou mulas. Os governos do estado e federal se reuniram em Cuiabá para definirem ações de combate à doença endêmica.

 



SINTAP/MT finaliza Prestação de Contas de 2014 e Assembleia aprova Balanço


A 2ª Assembleia Geral para Prestação de Contas do ano de 2014 era esperada por muitos, mas nem tantos, ao menos da capital cuiabana, compareceram ao Encontro marcado para a última quinta-feira (7).  A presidente do SINTAP/MT, Diany Dias, parabenizou os presentes, sendo a maioria do interior do estado, e lamentou o fato de muitos que trabalham próximo à sede do sindicato não participarem desse processo de transparência que é o prestar contas aos sindicalizados, os quais dão sustentabilidade à entidade sindical.

 

 
SINTAP/MT e Casa Civil debatem demandas e saem sem resposta sobre Índices de Maio


Após várias remarcações de reunião e ofícios reiterados sobre as demandas do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, finalmente o SINTAP/MT foi atendido na Casa Civil (8), pelo superintendente de ação governamental, Cláudio Campos.  A diretoria sindical debateu sobre reivindicações antigas e já garantidas no governo anterior, porém, não concretizadas na prática, a exemplo da atuação dos Líderes de Equipe, nomeações para cargos comissionados principalmente da área fim exclusivamente a servidores efetivos,  concurso público para o Intermat, etc. O gestor Cláudio Campos solicitou que o sindicato oficialize mais uma vez a Casa Civil e envie os projetos pertinentes ao sistema para que o governo os analise e dê uma resposta concreta. Já a respeito do percentual a ser inserido em folha aos servidores, acordado na gestão anterior, a resposta virá do governador Pedro Taques nesta sexta-feira (15), às 10:00, no Palácio do Governo.

 

Juiz visita SINTAP/MT com caravana do Projeto de Reforma Política Democrática


“Reforma Política Democrática... O sucesso deste projeto depende muito mais do que  1,5 milhão de assinaturas, que é imprescindível sim, mas é preciso que a base da sociedade entenda o que está em jogo e pressione o congresso nacional,  uma coalizão por eleições limpas .”  Esta é a visão do juiz de direito no Maranhão, Marlon Reis, articulador da Lei Ficha Limpa, que está em caravana por Mato Grosso e todo o país, divulgando seu projeto de lei de iniciativa popular. Em Cuiabá, o SINTAP/MT foi um dos pontos escolhidos pelo magistrado para constituir a Coalizão Democrática Mato-grossense, onde o Fórum Sindical, representantes do legislativo e a imprensa em geral estiveram presentes nesta segunda-feira (11). E a adesão popular que já atingiu 600 mil assinantes, depende tão somente de cada cidadão que decida aderir a essa causa em prol de uma mudança radical na cultura de fora para dentro do poder legislativo, pra somar cerca de 900 mil assinaturas para virar lei.  O site oficial para maiores informações sobre o projeto e a impressão do formulário é www.reformapoliticademocratica.org.br

 


Governo de MT concede Índices acordados em gestão anterior ao SINTAP/MT e 50% do INPC


Foi no Auditório Cloves Vettorato do Palácio do Governo, a portas fechadas, sem a presença da imprensa, que veio a resposta tão esperada pelos representantes do Fórum Sindical, a qual nenhum secretário de governo quis adiantar em reunião com o SINTAP/MT, até que governador Pedro Taques fizesse seu pronunciamento a respeito na manhã desta sexta-feira (15). Os trabalhadores comemoraram a decisão por implantação dos percentuais acordados na gestão governamental anterior na folha salarial dos servidores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso em maio deste ano. Por outro lado, a proposta da inserção de apenas 50% do INPC no referido mês trouxe descontentamento a todas as categorias, uma vez que o índice inflacionário é direito dos servidores públicos estaduais, sem parcelamento, o que ainda será discutido pelo Fórum com o secretário da SEGES/MT, Júlio Cezar Modesto.

 

SINTAP/MT realiza Assembleia Geral para tratar da Reestruturação das Carreiras


Incógnitas... E nessa Assembleia são duas: Ao passo que a Assembleia Geral para Prestação de Contas de 2014 realizada na quinta-feira (7) foi marcada pela ausência de sindicalizados da capital cuiabana, com 45 presentes e muito mais vindos do interior do estado, a Assembleia seguinte, que aconteceu na tarde do mesmo dia, e tratou da Reestruturação das Carreiras, ultrapassou 120 participantes. A presidente Diany Dias e toda a diretoria sindical se mostrou muito satisfeita com a relevante participação, mesmo não compreendo a situação contrária pela manhã, uma vez que o tema tratado tem a mesma relevância e importância aos sindicalizados que sustentam a entidade sindical. A outra incógnita do evento já pode ser desvendada, uma vez que o governador Pedro Taques cumpriu as Leis de Carreira do INDEA/MT e INTERMAT, concedendo as reposições salariais já acordadas com o governo anterior. Tata-se do Indicativo de Greve.

 



Veterinários oficiais participam de treinamento em emergência sanitária para PSC


O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso realizou de 4 a 13 de maio, um treinamento em emergência sanitária para Peste Suína Clássica (PSC), na Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa). Trinta e cinco médicos veterinários, do Indea e do Mapa, participaram do curso. O treinamento teve o objetivo de capacitá-los para o atendimento de suspeita de PSC, e em ações desencadeadas após confirmação de foco. Foram abordados vários temas pertinentes de forma teórica, utilizando-se de simulados e também na prática em situações de emergência sanitária.

 


SINTAP/MT e Fórum Sindical vão à SEGES e discordam de parcelamento de 50% do INPC

Igualdade... Este foi o pedido do Fórum Sindical ao secretário de gestão, Júlio Cezar Modesto, no início da semana (19), ao tratar do pagamento dos 50% do INPC, proposto pelo governo para ser pago com parcelamento conforme a arrecadação do estado, considerado pelos representantes sindicais “a perder de vista”, já que há uma previsibilidade de perdurar até o final do ano. O protesto dos sindicalistas por um “tratamento igualitário” se deve ao comentário do deputado estadual e líder do governo, Wilson Santos, que demonstrou ser atestado também pelos gestores governamentais presentes, e ressaltou que alguns órgãos como Detran, Polícia Militar e uma terceira, a qual ele não se lembrou, merecem ter os 6,22% em maio, por não terem contemplado nenhuma reposição, aumento ou reajuste como outras categorias tiveram neste mês. Não houve acordo por enquanto, e Júlio Modesto disse que durante a semana irá junto à equipe econômica rever a situação para que na próxima segunda-feira (25), às 10:00 todos se reúnam novamente em busca de uma saída a contento. O SINTAP/MT marcou reunião com o gestor para debater sobre suas demandas. Contudo, ainda nesta quarta-feira (20), alguns sindicalistas estarão com o secretário, face à Assembleias das categorias antes desta data.


Setenta mil doses de vacina contra aftosa são entregues à Bolívia

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) entregou para o Comitê Internacional Misto Brasil Bolívia (CIMBB), em San Matias (divisa com Cáceres e Porto Espiridião), na Bolívia, 50 mil doses de vacina da febre aftosa.

 


SINTAP/MT programa passeio de uma semana aos Aposentados rumo à Caldas Novas


Ares de Goiás... Sim; este é o destino determinado neste ano aos aposentados do SINTAP/MT, que através de sua Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensionistas já bateu o martelo para o passeio rumo à Caldas Novas, o que promete este ano um passeio bem mais prolongado que os anteriores, e que propiciará aos participantes inúmeros momentos especiais junto a entes queridos próximos e aos colegas do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso. Os interessados já podem se programar para os dias 04 a 09 de Outubro, com ponto de partida na sede do sindicato, com o rotineiro encontro entre os amigos do INDEA/MT, INTERMAT E SEAF/MT.

 

 

SINTAP/MT palestra, filia, e é aplaudido em treinamento de veterinários do INDEA/MT


O SINTAP/MT participou palestrando no treinamento para Agentes Fiscais de Defesa Agropecuária I para atuação em Barreiras Móveis e Fixas, de 18 a 22 de maio, com a participação de 48 AFEDAF’s I de todo o estado, que é mais uma das reivindicações da entidade sindical registrada ao longo da gestão anterior, principalmente a partir da realização de pré-serviço, também para veterinários, em 2013; e mesmo com a mudança de governo, os cursos proporcionados por convênios e outras deliberações para cursos estão sendo concretizados na gestão atual. Sendo antiga a cobrança para que se realize o curso para todos os cargos que compõem o INDEA/MT, assim como os demais órgãos que o sindicato representa, o sindicato reitera que, não apenas os veterinários, agrônomos e AFEDAF’s I, sejam atualizados com reciclagem de informações e procedimentos referentes ao trânsito animal e vegetal, assim como  legislações,  mas que se inclua os AFEDAF’s II e os Auxiliares. A presidente Diany Dias, que fez parte do evento junto às diretoras de mobilização e formação sindical, Lia Mara Carvalho, e financeira, Nancy Gomes, bem como ao assessor jurídico, Carlos Frederick, agradeceu ao presidente do Instituto, Guilherme Nolasco, pela inclusão do sindicato na programação.

 

SINTAP/MT acata proposta para o INPC e repudia postura do Sinetran com Fórum Sindical


50% do INPC em Novembro com as perdas de Maio à Outubro em Janeiro/2016... Esta foi a proposta que finalmente o governo do estado definiu ao Fórum Sindical, para pagamento da metade do Índice Nacional de Preços ao Consumidor. O SINTAP/MT acatou a decisão governamental, uma vez que avaliou a realidade orçamentária que ultrapassou o limite que exige a Lei de Responsabilidade Fiscal, cujos dados do DIEESE confirmam o quadro apresentado pelos gestores da SEGES/MT.  Por outro lado, a presidente Diany Dias, em nome da diretoria sindical vem a público expressar seu sentimento de indignação em relação à postura de hostilidade com os representantes do Fórum Sindical, por parte dos dirigentes do SINETRAN/MT – Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, num protesto considerado infundado e desrespeitoso na sede da Secretaria Estadual de Gestão, na manhã desta segunda-feira (25), agredindo o Fórum com gritos  de "pelegos" e outras críticas ao som de apitos na recepção da secretaria.

 



Sistema "muito lento" tumultua campanha e presidente do Indea fala sobre o Sindesa


A pane no sistema informatizado Sindesa, do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), que há dias está muito lento e nesta semana literalmente parou de funcionar, é culpa da gestão anterior, segundo comunicado do presidente do Indea, Guilherme Linares Nolasco, enviado aos servidores nesta quarta-feira (27), da qual Agro Olhar teve acesso. O Sindesa está operando com lentidão desde o dia 10 de abril. Mas na terça e quarta-feira (26 e 27 de maio), o sistema travou, deixando centenas de pecuaristas de várias partes do Estado sem ter como enviar seus animais para os frigoríficos. Com o problema, não é possível emitir a Guia de Transporte Animal (GTA), documento obrigatório para mover o gado entre a fazenda até a unidade de abate.

 

Servidores reclamam e presidente do INDEA/MT divulga Nota sobre lentidão do Sistema de GTA

Temos perfeita consciência dos problemas gerados nas Unidades Locais em detrimento da instabilidade do SINDESA, ocasionando transtornos das mais diversas grandezas aos comprometidos servidores deste órgão, aos produtores rurais e a indústria frigorífica de todo o Estado de Mato Grosso. Entretanto, antes de se fazer qualquer juízo de valor e de culpa dos atuais acontecimentos, seria importante lhes dar conhecimento das causas que nos submetem a crise atual na prestação dos nossos serviços. O Sistema do INDEA começou a ser desenvolvido ha mais de dois anos por uma Empresa contratada pelo Governo, leia-se CEPROMAT, para criar uma solução que se adequasse as necessidades e particularidades da Defesa Sanitária de Mato Grosso, para isso, as coordenadorias técnicas submeteram suas demandas ao CEPROMAT e a Empresa Contratada para desenvolver um sistema sob medida as necessidades eminentes do INDEA.



Fórum Sindical divulga Nota de Esclarecimento

Os representantes sindicais deixaram claro seu repúdio à postura de algumas entidades que não se organizaram para a reunião com a SEGES/MT junto ao grupo sindical e se manifestaram contrários à decisão coletiva do Fórum.

Relatório aponta redução de 10% na área de exploração florestal ilegal em MT

O relatório técnico ‘Mapeamento da Exploração Florestal’ apontou uma diminuição em 10% na área de exploração florestal ilegal em Mato Grosso. O estudo foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) entre agosto de 2012 e julho de 2013. Foram mapeados 260 mil hectares, destes 154 mil (56%) estavam dentro da legalidade e 114 mil (44%) eram ilegais, conforme base de dados do Instituto de o Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).


Governo divulga Nota com dados sobre o INPC 2015

Cumprindo o compromisso de diálogo e transparência, o Governo de Mato Grosso informa que irá conceder, em 2015, a todas as categorias do Executivo Estadual 100% do Reajuste Geral Anual (RGA), fixado em 6,22%. No mês de maio, todos os servidores receberão a recomposição de 3,11% em seus salários.



CSB realizará seminário direcionado às mulheres dirigentes da Central


O presidente da CSB, Antônio Neto, enviou uma carta-convite às dirigentes e a presidente do SINTAP/MT, Diany Dias, como vice-presidente nacional da central, também estará presente no evento. “Companheiras, ao mesmo tempo em que estendo abraço fraterno a todas, quero convidá-las para um seminário e encontro das integrantes da Executiva e Direção Nacional da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a ser realizado, nos próximos dias 22 e 23 de junho, em São Paulo.”

 

SINTAP/MT se reúne com SEGES/MT e reivindica demandas ainda não contempladas

O SINTAP/MT se reuniu com o secretário da SEGES/MT, Júlio Cezar Modesto na última terça-feira (26) desta vez para discutir somente as demandas pertinentes ao Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso, a exemplo do terreno do Centro de Eventos, Líderes de Equipe, Projeto Rosa, Doação de Veículos, Processos, Doações, Mandato Classista,  Reestruturação, Líderes de Equipe, etc. O secretário estadual de gestão, Júlio Cezar Modesto e demais gestores governamentais presentes se admiraram das diversas pautas de interesse dos segmentos INDEA/MT, INTERMAT E SEAF/MT,  explanadas pela presidente Diany Dias, o vice-presidente Francisco Aurélio, a diretora  de mobilização e formação sindical, Lia Mara Carvalho, e até o servidor indeano Valdomiro Rodrigues, que estava na recepção da secretaria e os dirigentes sindicais o incluíram no encontro para fazer sua reivindicação.

 

Equipe Sintap Running também “correu por uma família” em prol da “adoção”

Correndo por uma Família: Adoção... Esse foi o tema da Corrida deste domingo (31), em que a Equipe Sintap Running mais uma vez esteve presente e, não deixaria de estar, uma vez que “adotar” é uma causa que o SINTAP/MT também apoia e abraça com todas as forças pelas crianças e adolescentes órfãs à espera de pais que as adotem e amem como verdadeiros filhos do coração.  A estreia na pista trouxe cerca de 900 atletas inscritos, ou seja, o número foi bem maior, pois nem todos conseguiram inscrever-se a tempo, pra cumprir percursos de 5 e 10 Km, com largada e chegada na rotatória em frente da lagoa, na Avenida do Condomínio Florais Itália.

 

 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa está na reta final

A 1ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, que transcorre desde o início de maio deste ano, finaliza neste domingo (31), e conforme a diretora técnica do INDEA/MT, Daniella Soares,até esta data não chegou a atingir nem 80% do total estimado, que é o de imunizar 12.650 milhões bovinos e bubalinos com 0 a 24 meses de idade, em propriedades de todo o estado de Mato Grosso. A partir desta data, os produtores continuam com a comunicação das vacinas até o dia 10 de Junho, nos escritórios do INDEA/MT ou via internet, pelo Sistema Sindesa de Emissão de GTA, apesar da lentidão detectada no Programa este ano, que de acordo com o INDEA/MT, não impactou negativamente o andamento da campanha. 


 

Martelo do Descanso: Maio traz mais aposentados do INDEA/MT


Até então, o ano de 2015 tem registrado aposentados mensalmente, e por enquanto todos indeanos. Em maio o “martelo do descanso” bateu para a Agente Fiscal de Defesa Agropecuária – Afedaf II – Eliza Auxiliadora da Silva Miranda; o Afedaf I, Idiney dos Santos Moraes; o Auxiliar Clóvis Sena; a Analista Nerzy Antunes Ferraz; e o Fiscal de Defesa Agropecuária – Fedaf – médico veterinário José Ocifarne Ferreira.



Autor/Fonte: Alexandra Araújo/Sintap-MT


    Deixe seu comentário

    *
    *
    *
    Rua 6, Setor Oeste, nº 2
    Bairro Morada do Ouro, Cuiabá - MT
    E-Mail: recepcao@sintapmt.org.br
    Telefone: (65) 3644.3747/ 3644.3775 / 98118.7557